Por que não posso dar chocolate para meu cão?

O chocolate é tóxico para os cães, podendo causar vômitos, diarreias, alterações cardíacas e até mesmo a morte dependendo da quantidade ingerida e se não tratado imediatamente. Uma única barra de chocolate já pode ser mortal para os animais, claro que a quantidade varia com o tipo e a marca, por exemplo: chocolates amargos são mais tóxicos, mesmo comendo pouco já pode ser o suficiente para causar sua morte. Cães menores, que pesam menos, tem maior facilidade para se intoxicar, já que o pouco que comem pode ser muito para o seu tamanho. Destaca-se que o componente tóxico permanece no corpo do animal por aproximadamente seis dias, podendo causar um efeito acumulativo, portanto muito cuidado com cães que comem, mesmo que pouco por dia. Por isso, não é porque meu cachorro comeu um pouco e ficou bem que ele é resistente e pode continuar comendo, ele pode começar com sintomas nos próximos dias.

Como identificar uma intoxicação por chocolate?

Os sintomas da intoxicação começam de 6 a 12 horas após a ingestão, podendo ser observados: enjoo, salivação, vômitos, diarréia, falta de ar, beber bastante água, casos mais graves ou avançados, podem incluir: febre, tremores, convulsões, coma e até mesmo a morte.

O que devo fazer se meu animal ingerir chocolate?

Se acontecer do seu cãozinho comer chocolate, leve-o imediatamente ao veterinário mais próximo! Não existe tratamento específico, Médico Veterinário irá ajudar o organismo a eliminar as toxinas para o paciente se recuperar, o tratamento realizado é essencial para manter o paciente vivo e evitar sequelas, como doença renal. Para evitar passar por este problemão: não ofereça chocolate a seus animais, não jogue em lixos que eles possam ter acesso, evite comer chocolate perto e faça sempre um acompanhamento periódico da saúde deles.